segunda-feira, 3 de abril de 2017

5 erros cometidos por quem estuda para Concurso Público


5 erros cometidos por quem estuda para Concurso Público

Passar em concurso público é objetivo de vida para muita gente. Todos em busca de estabilidade, flexibilidade, facilidade na hora de tirar licença ou férias, benefícios em relação à aposentadoria. Se preparar para provas de concurso público é uma tarefa nada fácil, exige tempo, dedicação e até mudança de rotina e hábitos por parte dos estudantes. Apesar de muito estudo a maioria acaba cometendo uma série de erros que prejudicam o seu desempenho na hora da prova, pensando nisso, selecionamos os erros mais comuns e destacamos para vocês nesta matéria.

1 - Só começar a estudar depois que o Concurso Público é divulgado
O concurso Público é divulgado através de edital, no qual você tem todas as informações sobre cargos, salários e principalmente sobre o conteúdo que vai cair naquele exame. A maioria dos concurseiros, principalmente os novatos, só começam a estudar depois de divulgação do edital quase no fim do período de inscrição do concurso público. É pouco tempo para começar a se preparar, principalmente quando o concurso público tem um conteúdo muito grande e com matérias especificas. O ideal é se preparar antes mesmo da autorização para realização do concurso público. Para saber quais concursos estão próximos de terem editais autorizados, você deve acompanhar sites, blogs, páginas nas redes sociais relacionadas aos concursos.

2 - Falta de Foco
Um erro bastante comum é sair fazendo todo tipo prova que aparece pela frente, Policia Militar, Caixa, INSS, Receita Federal, Professor Estadual, Petrobras e por ai vai. É de fundamental importância você saber em qual área deve focar seus estudos, não importa se alguns concursos têm disciplinas em comum, pois o nível e estilo de prova são muito diferentes. Não escolha o concurso público por salários, mais tarde você pode descobrir que não era aquilo que você queria fazer da sua vida e isso pode te trazer uma série de problemas. Organize sua rotina para priorizar seus estudos, enquanto estiver estudando evite festas, aniversários, visitas a parentes, converse com seus amigos e familiares e façam eles entenderem que sua ausência em compromissos é temporária e que está fazendo isso para melhorar sua qualidade de vida e de todos a sua volta, fazendo isso você terá apoio que precisa para passar em concurso público.

3 - Achar que Curso preparatório garante aprovação
Cursos preparatórios são importantes, tem altos índices de aprovação de seus alunos, porém, um erro bastante comum cometido pelos alunos é achar que somente por estar assistindo as aulas do cursinho, vão passar em qualquer concurso público. Existe uma diferença entre aluno e estudante. O aluno é aquele que só assiste às aulas no cursinho, chega em casa assisti mais aulas em vídeo e pronto acha que já estudou e está preparado para passar em qualquer concurso.  O estudante é o que leva o conteúdo para a casa, faz um planejamento, muda sua rotina em prol de seus estudos, se dedica, passa horas escrevendo cada conteúdo, tem disciplina, faz uma programação de estudos para o concurso público. É importante ressaltar que, os cursos preparatórios têm um papel fundamental na aprovação do candidato, porém, quem faz realmente a diferença é o estudo, então não perca tempo, pare de ser aluno e vire um estudante.

4 - Ignorar a banca organizadora do Concurso Público
Além de dedicação e estudo, o candidato deve conhecer a banca organizadora do concurso público, pois cada uma tem uma forma diferente de elaborar questões, umas trazem textos longos e complexos enquanto outras preferem questões de certo e errado. Conhecendo as características e estilo de prova da banca, isso facilita bastante o andamento de seu estudo, fazendo com que você esteja apto a resolver com mais facilidade as questões apresentadas. Isso também contribui com o nível de ansiedade do candidato, pois muitos ficam nervosos antes das provas por não saberem o que vão encontrar pela frente, porém, quando o candidato conhece o estilo da banca, a forma de elaboração das questões, ele adéqua seus estudos e isso faz com que na hora da prova ele sinta bem a vontade, pois se preparou corretamente. Além de conhecer o estilo, pesquise, faça simulados e provas anteriores, isso facilitará a interpretação e leitura das questões além de que muitas questões de concurso público anteriores viram enunciados das provas seguintes, fique atento.

5 - Esquecer as disciplinas básicas
Este é outro erro bastante cometido pelos candidatos ao concurso público. A grande maioria prioriza as matérias especificas dedicando quase 100% de seu tempo a elas. O erro é bastante comentado entre os especialistas em concurso público, pois é cada vez mais comum candidatos se saírem  super bem nas especificas e não passarem no concurso público devido ao seu desempenho abaixo do esperado nas disciplinas básicas, quando o esperado é justamente o contrário. Enquanto uns candidatos não têm o mesmo desempenho nas especificas, porém, fecham as questões nas básicas e conseguem passar no concurso público. Portanto, coloque uma coisa em mente, estude de maneira ampla, priorizar disciplinas não garante seu passaporte para passar em qualquer concurso público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Receba notificações por e-mail

Total de visualizações